Image Map

terça-feira, 1 de abril de 2014

Circuito Integrado 7490



O 74LS90 é um contador simples, ou seja, ele pode contar de 0 a 9 ciclicamente em seu modo natural. Ele conta os pulsos de entrada e sua saída é  um número binário de 4 bits através de pinos QA, QB , QC e QD . A saída é 0000 em cada decimo pulso e a contagem recomeça do 0 novamente. Um pulso é gerado no pino 9 quando a saida for 0000, seguindo a tabela abaixo:

QD
QC
QB
QA
0
0
0
0
0
0
0
1
0
0
1
0
0
0
1
1
0
1
0
0
0
1
0
1
0
1
1
0
0
1
1
1
1
0
0
0
1
0
0
1

O CI pode contar até outros números máximos e retornar a zero, alterando os modos dos 7490. Estes modos são ajustados mudando a ligação de pinos de reset R1 - R4.


Você também pode ajustar o chip para contar até outros números máximos e então retornar a zero. Você ajusta mudando o fio das linhas R1, R2, R3 e R4. Se ambos R1e R2 são 1 (V) e o R3 ou o R4 são 0 (terra), então o chip irá reiniciar o QA, QB, QC e QD do 0. Se ambos R3 e R4 são 1 (5V), então a contagem no QA, QB, QC e QD vai até 1001 (5). Portanto:
  • Contador divisor por 10: Conecta o pino 5 em +5 V e o pino 10 ao solo para fornecer energia ao chip. Depois você conecta o pino 12 ao pino 1 e aterra os pinos 2, 3, 6, e 7. Você gera a entrada do sinal do clock (da base de tempo ou de um contador prévio) no pino 14. O resultado aparece no QA, QB, QC e QD. Use o resultado no pino 11 para se conectar ao próximo estágio;

  •  Contador divisor por 6: Conecta o pino 5 em +V e o pino 10 ao solo para fornecer energia para o chip. Depois você conecta o pino 12 ao pino 1 e aterra os pinos 6 e 7. Conecta o pino 2 ao pino 9 e o pino 3 ao pino 8. Você gera a entrada do sinal do clock (da base de tempo ou de um contador prévio) no pino 14. O resultado aparece no QA, QB e QC. Use o pino 8 para se conectar ao próximo estágio.

Material retirado dos sites:

Circuito Integrado 555



O CI 555 de vasta gama de aplicações relacionadas ao tempo considerado como um circuito industrial.Isto se deve ao fato do mesmo operar em uma faixa de tensão de alimentação que varia de 4,5 a 18 V.. E como vantagem do ponto de vista industrial ainda pode-se citar a alta corrente de saída deste CI, em torno de 200 mA. Corrente esta que pode acionar diretamente relés, lâmpadas, entre outros componentes que tenham demanda por potência elevadas. E tem a capacidade de operar com frequência máxima de trabalho de até 1 MHz.
Principais aplicações do CI 555:

  • Temporizador de precisão;
  • Gerador de atraso;
  • Gerador de pulsos;
  • Modulador por largura de pulso.


Pinagem do 555
 
Nota-se que este CI é composto basicamente por um flip-flop tipo RS, dois comparadores de tensão, um transistor de carga, três resistores de 5 KΩ e um buffer de corrente, o qual fornece a este componente a característica de fornecimento de elevadas correntes.

Abaixo segue uma figura com o interior de um CI-555 e uma tabela com cada pino e sua respectiva função:





Pino Nome
1 Terra
2 Disparo
3 Saída
4 Reset
5 Controle
6 Limiar
7 Descarga
8 Vcc



Principais modos de operação:


  • Modo Monoestável:  Nesta configuração, o CI 555 funciona como um disparador. Suas aplicações incluem temporizadores, detector de pulso, chaves imunes a ruído, interruptores de toque, etc.
  • Modo Astável:  Opera como um oscilador.  Os usos incluem pisca-pisca de LED,   geradores de pulso, relógios, geradores de tom, alarmes de segurança, etc.


Modo Monoestável  
Na versão monoestável, o circuito integrado 555 é ligado basicamente como indica a figura abaixo.




Nesta configuração, os pinos 6 e 7 que correspondem ao sensor de nível e terminal de descarga do capacitor são interligados e ligados a uma rede RC, ou seja, um capacitor e um resistor externo que vão determinar o tempo de acionamento do circuito.


A forma de onda dos sinais:




 Veja que é a carga do capacitor C através do resistor R até que ele atinja uma tensão de 2/3 de Vcc (tensão de alimentação) que irá determinar a comutação do circuito ao estado inicial, através do comparador 1.


Modo Astável
Na versão astável, o circuito integrado 555 é ligado conforme a figura abaixo.



 

 Nesta versão, o circuito tem sua saída alternando estados entre o nível alto e baixo de modo a produzir um sinal retangular cuja forma de onda é mostrada na figura abaixo:




Veja então que neste caso não temos um terminal de disparo, uma vez que o circuito entra em funcionamento logo que é ligado, produzindo assim o sinal desejado.


Material retirado dos sites: